Banheiros simples e pequenos: 5 inspirações para decorar

O banheiro é um dos ambientes que possui a metragem mais restrita nas residências: por isso, muitos encontram dificuldades ao decorar este tipo de espaço. Como a tendência dos apartamentos e casas com áreas cada vez mais restritas chegou para ficar, é mais do que necessário utilizar-se de técnicas e abordagens criativas na hora de decorar o banheiro pequeno.

Com algumas dicas básicas, é possível montar um banheiro pequeno com uma decoração bonita, elegante e simples. Lembre-se que todos os elementos podem fazer a diferença neste ambiente: o piso, os revestimentos, as cores, os equipamentos sanitários, os acessórios decorativos e a disposição dos móveis.

Cores

Uma dica principal para deixar o banheiro clean é com o uso de cores claras nas paredes — entre elas o branco, cinza claro, nude, fendi e outros tons semelhantes — deixando o ambiente bem destacado com a iluminação e uma sensação de amplitude maior. Para quem prefere criar um contraste e destacar uma área pontual, o recomendado é utilizar um piso mais escuro ou ou móvel colorido. Os toques de cor também podem ser acrescentados através das pastilhas de vidro ou com acessórios modernos e irreverentes. Outro artifício importante é o uso de espelhos por toda a extensão de uma ou mais paredes, além de ser funcional, cria uma ilusão ótica de extensão do espaço.

Revestimentos

Os revestimentos mais comuns são as pastilhas de vidro, ladrilhos hidráulicos e cerâmicas. O ideal em banheiros pequenos é fazer a aplicação na horizontal, na extensão do banheiro ou acrescentar um detalhe no box para garantir um pouco de profundidade. Os azulejos e as cerâmicas podem ser usados com peças grandes, sem muitos detalhes ou desenhos, para não poluir o visual. Nestes casos, quanto menos informação, melhor.

Armários e prateleiras

Um armário ou um gabinete fixado embaixo da pia ajuda a setorizar e organizar objetos de higiene pessoal e do dia-a-dia do banheiro. As prateleiras podem ser fixadas acima do vaso sanitário ou em outras áreas livres, sem atrapalhar na circulação. Nestes casos, escolha um material leve como o vidro ou o acrílico.

Porta

Uma excelente dica que pode render um bom espaço extra é abandonar uma porta tradicional e escolher uma porta de correr na entrada do banheiro, afinal, elas não precisam de um ângulo de abertura e não ocupam o espaço interno, além de ser uma alternativa moderna na decoração.

Todo o charme dos azulejos de trevo

Nesta proposta, os azulejos com desenhos de trevo mudam completamente a cara do projeto do banheiro. O nicho de parede dentro do box é uma solução que não ocupa volume para dentro deste espaço e é visualmente mais agradável. A cuba de apoio é elegante e larga, com conforto para as mãos. A escolha do espelho redondo e da luminária de parede com acabamento amarelo deixam o local mais descontraído.

Faça uma meia parede de azulejos para deixar o visual descontraído

Neste banheiro, a pintura na cor amarela fez toda a diferença, deixando o ambiente mais divertido. A combinação de meia parede de azulejos geométricos é interessante, detalhe para os rejuntes que seguem a mesma cor. Escolha uma tinta adequada a áreas molhadas e que seja resistente como a do tipo acrílico premium com propriedades antimofo.

Banheiro pequeno com banheira embutida pequena.

imagem (3)

Para quem gosta do estilo minimalista, os azulejos do tipo metrô são tendência na decoração e não somente na cor branca, embora ela seja uma boa escolha para espaços pequenos pois reforça a sensação de amplitude. Na proposta minimalista, o preto e os tons de madeira clara combinam perfeitamente.

Banheiro pequeno com revestimento cinza.

imagem (11)

Para manter um ambiente neutro mas sem a aparência pálida, faça a combinação do cinza com o branco e se possível acrescente alguns detalhes em objetos decorativos ou móveis com madeira.

Banheiro com piso de cimento queimado.

imagem (1)

Um projeto simples com pintura branca nas paredes, piso com acabamento de cimento queimado, louças brancas no vaso e na cuba de parede e azulejos de vidro dentro do box.

 

Parte do texto retirado em https://www.decorfacil.com/banheiros-simples-e-pequenos/