Como escolher a cortina ideal para o seu ambiente

Sua funcionalidade é indispensável: as cortinas ainda são a maneira mais eficiente de controlar a incidência dos raios solares nos ambientes e, por consequência, também exercem importante papel na manutenção do conforto térmico. Aliado a isso, o seu poder estético também faz toda a diferença. Uma casa sem cortinas parece bem menos aconchegante e elegante. A cortina é a cereja do bolo. É o que deixa a casa com cara de casa.

Diante de tamanha relevância, é natural que o mercado ofereça uma vastíssima gama de possibilidades e que muita gente se encontre em dúvida na hora de escolher a cortina perfeita para cada ambiente da sua casa.

Mas nós te daremos uma ajudinha, te apresentando algumas especificidades.

TRADICIONAL DE TECIDO: as cortinas de tecido, geralmente, ocupam toda a extensão da parede, e não apenas a área da janela. Este efeito de continuidade cria uma sensação de o ambiente ser maior. Elas podem ser inseridas em cortineiros embutidos no gesso ou também em trilho ou varão. A forma de instalação altera esteticamente o resultado final, e precisa ser escolhida de acordo com a demanda de cada ambiente. Por serem mais tradicionais, as cortinas de tecido conferem muito elegância aos ambientes, além de deixa-los superacolhedores. O modelo é perfeito para as áreas sociais da casa. No caso deste projeto, por exemplo, ela faz a conexão entre as salas de estar e jantar.

TRADICIONAL DE TECIDO

Projeto Melina Mundim Design de Interiores

 

PERSIANA SANFONADA HORIZONTAL: neste meu projeto de um quarto infantil, escolhi um modelo de persiana por um motivo muito simples: as persianas são muito mais fáceis de serem higienizadas que uma cortina tradicional. Sendo assim, para um ambiente que será cenário de muita bagunça e diversão, o modelo torna-se adequado. Outra de suas vantagens é poder ser aberta em, permitindo um controle da incidência solar

PERSIANA SANFONADA HORIZONTAL

 

PERSIANA ROLÔ: muita gente tem dúvidas sobre usar ou não cortinas e persianas em banheiros ou cozinhas. O fato é que, dependendo da posição da janela, o item é indispensável para garantir a privacidade. O modelo rolô, de fácil limpeza e manutenção, é também resistente à umidade, sendo muito indicado para este tipo de ambiente.

PERSIANA ROLÔ

Projeto Melina Mundim Design de Interiores

 

PERSIANA ROMANA: para quem busca uma opção mais diferente e estilosa, o modelo de persiana romana é uma boa escolha. Disponível em diversos materiais, ela se adaptada aos mais diferentes estilos de decoração. Seu recolhimento acontece na vertical e em etapas.

PERSIANA ROMANA

 

COLORIDAS: se você gosta de cores e estampas, a cortina de tecido é uma excelente oportunidade para inserir esses elementos na decoração e obter um resultado final totalmente exclusivo e personalizado. Não tenha medo de ousar! As cortinas coloridas estão de volta com força total!

COLORIDAS

 

Texto retirado em www.melinamundim.com.br/dicas-de-decoracao/como-escolher-a-cortina-ideal-para-o-meu-ambiente/